piece of me music video clipe 2007

Vaza demo de “Piece of Me” na voz da cantora sueca Robyn

  • 14 de agosto de 2019

Doze anos após o lançamento do “Blackout”, chega à internet a demo de “Piece of Me” – que foi curiosamente gravada na voz de Robyn no começo de 2007, antes de ser enviada para Britney. A história é ainda mais interessante pois os vocais da sueca permanecem presentes na versão final, como backing vocal em toda a faixa, e como vocalista em alguns trechos. Ouça abaixo e leia um paralelo entre as duas cantoras, que possuem mais coisas incomuns do que imaginamos.

Senta que lá vem história.

Há mais de 20 anos, a Jive Records se esforçava para conseguir criar nos EUA uma estrela teen que tivesse o apelo pop que a cantora Robyn tinha na Europa em meados dos anos 90. Com um som bastante pegajoso e uma imagem muito diferente da que sustenta hoje, a sueca é dona dos primeiros sucessos do Max Martin, que também é originalmente do país europeu.

A Jive, que começou a trabalhar com Max através dos Bacskstreet Boys, decidiu mandar Britney e sua assistente Felicia para a Suécia, num intercâmbio de imersão nos estúdios da Cheiron, na cidade de Stocolmo.

Britney e Max nos estúdios da Cheiron em 1998

O resto é história e enquanto Britney se tornava a princesa do pop com o resultado da imersão, Robyn adotou uma imagem e um som cada vez mais alternativos, sendo hoje um grande nome da música internacional experimental dentro do pop.

Robyn em 1995

A sonoridade diferente da sueca, já em 2007, inspirou os produtores de “Toxic” (Bloodshy & Avant) a criarem “Piece of Me” e por isso ela foi convidada para gravar a demo da faixa e a produzir vocais para a versão final como backing vocal de Spears.

Mas não é só por trás da voz de Britney que podemos ouvir a Robyn em “Piece of Me”. É ela quem canta as frases repetitivas que dizem, com sonoridade distorcida, “You wanna a piece of me ?”. Ela e Spears possuem sotaques completamente distintos, então podemos ouvir Britney cantando a mesma frase, mas com intonação diferente no “me”, que a norte-americana pronuncia “MEH” na faixa.

Ouça abaixo a camada vocal da Robyn presente na versão final da faixa:

Inclusive, quando “…Baby One More Time” – escrita originalmente por Max para o TLC foi rejeitada pelo trio dos EUA, o hit foi oferecido à Robyn, que também o recusou por já estar indo em novas direções sonoras. Só depois é que “…Baby” foi ouvida por Britney.

Não conhece a Robyn? Então comece ouvindo “Call Your Girlfriend”:

Comentários do Facebook
Licença Creative Commons
Este texto autoral está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.britneyonline.com.br.