liberdade

Liberdade: jornal LA TIMES explica a remoção de Jamie e próximos passos para fim da tutela; pai de Britney teria abusado dela desde a infância, diz advogado

  • 30 de setembro de 2021

Matéria original por Christi Carras para o LA Times

Uma juíza de Los Angeles suspendeu James Spears, pai de Britney Spears, do cargo de conservador do patrimônio da filha, quem ele controlou por 13 anos, dando início ao final da conservadoria da cantora, tudo de uma vez só.

John Zabel, um contador público escolhido pelo advogado de Britney vai, temporariamente, substituir Jamie como cuidador do patrimônio e conservador interino.

A juíza Brenda Penny informou a decisão histórica no caso de Britney na tarde desta quarta (29) na Stanley Mosk Courthouse, centro de Los Angeles, onde centenas de fãs e apoiadores se reuniram para dar força à estrela do pop.

“Eu acredito que a suspensão de James Spears como conservador … é do interesse do conservador”, disse Penny, referindo-se ao nome de nascimento de Jamie Spears. “A situação atual não é sustentável. Isso reflete um ambiente tóxico, que requer a suspensão imediata de Jamie Spears hoje.”, falou a juíza, citando uma frase do documentário do Netflix “Britney vs Spears”, lançado na terça (28).

Penny ordenou que Jamie Spears entregasse todos os bens a Zabel o mais rápido possível. Ela também marcou uma audiência para 12 de novembro com relação ao término da tutela, seguido por outro tribunal em 13 de dezembro para amarrar fios financeiros soltos.

No tribunal, o advogado de Britney Spears, Mathew Rosengart, exigiu a suspensão imediata de pai de BS da tutela e o acusou de abusar da cantora desde a infância, bem como durante a tutela, que foi instituída em 2008. Ele também pediu ao juiz que marcasse uma audiência em 30 a 45 dias para encerrar totalmente a tutela.

Fans celebrate outside the courtroom after the announcement that Britney Spears'

Rosengart citou as linhas “incompreensíveis” supostamente cruzadas por Jamie Spears, referindo-se a alegações em um recente relatório e documentário do New York Times de que a equipe de segurança contratada por Jamie secretamente colocou um dispositivo de gravação de áudio no quarto de sua filha e capturou centenas de horas de interações privadas. A advogada de Jamie, Vivian Thoreen, imediatamente se opôs à decisão de Penny, algo que Rosengart classificou, durante a audiência, como “um ato de desrespeito com a Justiça e com Britney”.

O mais recente desenvolvimento na altamente divulgada saga da tutela vem na esteira de duelos judiciais de advogados que representam a estrela pop e seu pai. Eles discordaram sobre como seguir em frente com o arranjo legal, que a cantora também chamou de “abusivo”.

NATIONAL HARBOR, MD - JULY 12: Britney Spears performs on stage during her "Piece of Me" Summer Tour Opener at The Theater at MGM National Harbor on July 12, 2018 in National Harbor, Maryland. (Photo by Kevin Mazur/BCU18/Getty Images for BCU)

RECAPITULANDO

Logo depois de ser contratado por Britney Spears em julho, Rosengart entrou com uma petição ao tribunal para destituir Jamie Spears como conservador do patrimônio da artista e substituí-lo temporariamente por outro fiduciário, conservador interino: o contador público Jason Rubin.

Em agosto, Jamie Spears entrou com uma petição para deixar o cargo de conservador dos bens de sua filha – mas em seus próprios termos. O documento do tribunal, apresentado por Thoreen, argumentou: “Não há, de fato, nenhum fundamento real para suspender ou remover o Sr. Spears como conservador do espólio”, mas prometeu que seu cliente acabaria por sair da função quando ele achasse que deveria.

Illustration of protesters holding up "Free Britney" signs.

Isso não foi suficiente para a Equipe de advogados de Britney, que rapidamente acusou Jamie Spears de tramar para fraudar $ 2 milhões em pagamentos antes de abrir mão oficialmente do controle das finanças de sua filha.

Em uma reviravolta surpreendente nos acontecimentos, Jamie Spears mais tarde entrou com um pedido para encerrar totalmente a tutela no Tribunal Superior do Condado de L.A., insistindo que “tudo o que ele quer é o que é melhor para sua filha”.

Ao comemorar o que considerou uma vitória legal “massiva” para sua cliente, Rosengart prontamente acusou Jamie Spears de se render em um esforço para evitar as consequências de sua alegada má conduta em meio a crescente investigação pública.

A avalanche de atividades recentes em torno da tutela de longa data de Spears foi desencadeada por outra audiência em junho, durante a qual a artista de “Lucky” declarou que queria sair do acordo legal sem ter que se submeter a uma avaliação psicológica.

Em depoimento violento no tribunal, Britney Spears alegou que seus tutores a forçaram a trabalhar sem parar e tomar medicamentos que a deixaram incapacitada, bem como a proibiram de se casar com o namorado (agora noivo) e remover o dispositivo intrauterino que a impede de ter filhos.

Jamie Spears, father of singer Britney Spears.

A decisão de Penny na quarta-feira foi o último golpe na autoridade do pai Spears sobre sua filha. Em 2019, Jamie Spears deixou o cargo de conservadora da pessoa de sua filha – uma função separada da de conservadora de sua propriedade.

Ele foi substituído pela conservadora nomeada pelo tribunal Jodi Montgomery, gerente de cuidados de longa data da cantora, que desde então foi incumbida de cuidar de sua supervisão legal e médica.

Em julho, a equipe médica de Montgomery e Britney concordaram que não seria do interesse da artista que seu pai permanecesse como conservador.

A person wearing Britney Spears sunglasses cries as they hug a woman.

Do lado de fora do tribunal na quarta-feira, os manifestantes vestiram camisetas com “Free Britney” com tons rosa e seguraram cartazes pedindo investigações sobre a gestão e o pessoal de segurança da cantora, que foram submetidos a um grande escrutínio após o lançamento de “Controlling Britney Spears” do FX / Hulu (documentário do The New York Times).

Mais de uma hora antes do início da audiência, os manifestantes gritaram: “O que queremos? Britney livre! Quando nós queremos isso? Agora!” e “o corpo de Britney é de Britney, a escolha de Britney é de Britney”, entre outros gritos de guerra.

Uma pessoa empunhava uma placa com as palavras: “Britney não precisa de tutela. A tutela é que precisa dela. ”

A Britney Spears supporter waves a "Free Britney" flag outside a court hearing concerning the pop singer's conservatorship at the Stanley Mosk Courthouse, Wednesday, June 23, 2021, in Los Angeles. (AP Photo/Chris Pizzello)

Um aglomerado de equipes de câmeras e caminhões de notícias alinhava-se nas calçadas e ruas enquanto os manifestantes clamavam à mídia para “Deixar Britney em paz!” No final da manhã, a multidão #FreeBritney havia fechado a Grand Avenue, literalmente indo para as ruas com a presença da polícia nas proximidades.

“O que está acontecendo com ela é horrível e está escondido por muito tempo”, disse Jordan Frazer, motorista do DoorDash de 21 anos e YouTuber de Hollywood. “Agora que finalmente foi descoberto … qualquer pessoa em sã consciência estaria aqui apoiando ela e qualquer outra pessoa em uma situação semelhante.”

“Por muito tempo, eles pensaram que éramos gays e garotas apenas nos divertindo e usando rosa, mas isso é maior do que apenas Britney, e isso é maior do que apenas libertá-la”, disse Bijanca Star, uma ativista de 27 anos, criadora de conteúdo e profissional de Miami. “Ela é um standart para as pessoas que não têm voz.”

The face of a blond woman wearing dark eye makeup

“Britney é um exemplo perfeito de tudo pelo que luto”, disse Mona Montgomery, uma ex-advogada da tutela de Glendale de 79 anos.

“Ela representa milhares de pessoas que estão atualmente presas contra sua vontade, sem o devido processo legal … e ela é um ícone de um grupo de pessoas que precisam ser libertadas.”

Nardine Saad contribuiu para esta matéria do LA Times.

Tradução de Alan Mangabeira para o BritneyOnline Brasil

Comentários do Facebook
Licença Creative Commons
Este texto autoral está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.britneyonline.com.br.