O álbum é de 2013, mas o certificado de ouro chegou! Quatro anos após seu lançamento, o “Britney Jean” – que completa cinco anos de vida em dezembro – foi finalmente certificado como ouro pela RIAA, a Recording Industry Association of America. A organização, sediada em Whashington (EUA) representa todas as gravadoras do país e é a responsável por calcular também as vendagens do principal produto delas: os discos.
“Quando um artista ganha um certificado de Ouro ou Platina, ele entra para uma elite de musicistas muito apreciados. A lista destes certificados mostram uma história rica das músicas gravadas nas últimas seis décadas e temos muito orgulho dela”, comenentou a RIAA.
Para receber um Disco de Ouro, termo patenteado nos EUA pela associação, um artista precisa vender 500.000 cópias do disco e, no caso do “Britney Jean”, de 2013 a 2016 só foram contabilizadas vendas físicas do CD e vendas digitais do disco completo, já que a RIAA não contabilizava ainda o streaming para álbum, apenas para single. Ou seja, quem não comprou o disco numa loja física ou online, mas o baixou pelo Spotify, por exemplo, só entrou nesta equação ano passado. Por conta disto há uma discrepância no fato de “Work Bitch”, primeiro single do “Britney Jean” ter, ao mesmo tempo, recebido a placa de Disco de Platina, por ter vendido mais de 1 milhão de cópias.
A certificação aconteceu em janeiro deste ano, mas só nesta semana as placas físicas foram entregues à RCA, que distribuiu à Britney e aos responsáveis. Como foi o caso do co-compositor da faixa “Chillin’ with you” e tecladista de “Perfume”, Lance Tolbert, que ostentou seu primeiro Disco de Ouro no instagram nesta semana:
A post shared by theLanceTolbert (@thelancetolbert) on
“Consegui minha primeira placa de Disco de Ouro da RIAA como compositor hoje pelo meu trabalho no álbum da Britney Spears, o “Britney Jean”! É um momento surreal por eu, literalmente, segurar um sonho nas mãos. Quando eu comecei como compositor e produtor, eu não tinha ideia de onde esta estrada me levaria. Fé em Deus, trabalho duro e as maravilhosas pessoas na minha vida são as razões de eu celebrar dias como esse“, disse Lance que agradeceu ainda à família e amigos, mas principalmente ao irmão, co-produtor de “Perfume” ao lado do famigerado Will.I.am. Curiosamente, Lance não está listado na primeira versão do encarte físico do “Britney Jean”, mas aparece credito nas plataformas digitais, tal como no Spotify.