7 anos da Femme Fatale Tour no Rio: Relembre os melhores momentos e baixe show na íntegra, filmado do telão

Nem parece que já se passaram sete anos desde a última vez em que Britney Spears esteve no país. Suas duas visitas ao Brasil aconteceram em 2001 e 2011, tendo um intervalo de dez anos. Próximo de completar novamente o mesmo intervalo, celebramos o show que aconteceu no dia 15 de novembro na Apoteose, no Rio de Janeiro.

Para comemorar, remoramos algumas matérias da época e disponibilizamos o show completo, filmado por um fã, direto do telão (screener), para download no final do post.

Relembre matéria do O Globo na época:
“Em 1h15m de show, que começou pontualmente às 21h (com direito a uma contagem regressiva de precisão impressionante para padrões cariocas), a eterna “princesinha do pop” contou com o apoio massivo de seus fãs para mostrar ao mundo que é uma estrela que veio para ficar.”

Foto: Globo.com

Os fãs fizeram um flashmob, durante “Till The World Ends”, levantando plaquinhas com os “oh oh oh”, durante o refrão e emocionaram Britney. Houve também comoção quando ela levantou uma bandeira do Brasil, dada e assinada por fãs. Fato que nunca aconteceu em nenhum outro show de Spears em toda sua carreira.

Relembre matéria do “Hoje em Dia” apresentada na época, que conta o que Britney pediu de comida para seu camarim carioca:

Voltando ao Globo, a publicação continua:

“No palco da turnê “Femme fatale”, a cantora parece querer deixar o passado para trás. O setlist privilegia as faixas de “Blackout”,“Circus” e do CD que dá nome ao show, discos que sucederam a má fase pessoal de Britney e marcam sua “volta por cima” no mundo pop. Do repertório apresentado no Rock in Rio de 2001, só duas músicas restaram: “Baby one more time”, com apenas um trecho cantado, e a balada “Don’t let me be the last to know”.”

 “Mãe de dois filhos e tentando manter uma vida tranquila depois de uma fase turbulenta, Britney não ostenta mais as coreografias elaboradas e o corpinho escultural do início da carreira, o que ela compensa dignamente com muito carisma e um repertório recheado de hits . Mas se no palco a energia não é mais a mesma de uma década atrás, não se pode dizer o mesmo do público. Os fãs de Britney são um show à parte. Dedicados, eles vão muito além de comprar merchandise e cantar todo o repertório: defendem a musa com unhas e dentes.“, diz o Globo.

Foto de Fabio Rossi Foto: Fabio Rossi / Agência O Globo

O fã Getúlio, foi o sortudo que subiu ao palco para ganhar uma “lap dance” da Britney. Quem lembra quando ele tentou beijar a perna de Spears durante “Lace & Leather”? Na época, encontramos o fã meses depois, e ele comentou que foi expulso do show pelo namorado da Britney na época, Jason, após tentar encostar na cantora. Ele só conseguiu retornar para a Apoteose por conta dos seguranças que ficaram com pena e chocados com o tratamento de Jason, que também era agente de Britney.

Imagem relacionada
Foto de Fabio Rossi Foto: Fabio Rossi / Agência O Globo

Ainda da matéria:
“A tanta paixão, Britney retribuiu como pôde. Na canção “Lace & leather”, chamou para o palco o estudante piauiense Getúlio Cavalcante, de 19 anos, escolhido através de uma promoção no Facebook para participar da coreografia, com direito a algemas e poá cor-de-rosa. Mais tarde, em “I wanna go”, puxou mais oito felizardos para dançarem com ela, enquanto declarava seu amor ao Rio e mostrava uma bandeira do Brasil.

Foto: GotCeleb.com

O ponto alto da demonstração de carinho dos fãs veio na última música do show. No refrão de “Till the world ends”, maior sucesso do novo disco, centenas de cartazes pipocaram na plateia reproduzindo o “Oh oh oh” do refrão (assim como os fãs de Paul McCartney fizeram com o “Na na na” de “Hey Jude” no Engenhão), a que Britney respondeu com um sorriso surpreso.

Com mais de 230 apresentações da cantora no currículo, o americano Alex Ceslik, de 25 anos, veio ao Rio de Janeiro para assistir seu 41º show da turnê “Femme fatale” e admitiu que não há paixão por Britney como a dos brasileiros:

O fã Alex com Britney na gravação do DVD oficial da turnê, em Toronto

Os fãs brasileiros são muito diferentes dos americanos. Eles são os mais apaixonados. Britney desperta essa reação porque ela mostra que você pode ficar por baixo e dar a volta por cima. Ela é humana, como todos nós”, diz Alex ao jornal.  A matéria “No Rio, Britney Spears prova que é possível ter uma segunda chance”, de Erika Azevedo para O Globo, foi publicada em 17 de novembro de 2011 e mostra que o show agradou críticos e fãs.

Assista a uma entrevista com o fã Getúlio, na qual ele mostra o autógrafo que ganhou de Britney:

A Uol fez uma matéria interessante com os fãs da fila no Rio, entrevistou uma cover e ainda exibiu trechos do show em filmagem profissional; assista:

A produtora NNS Filmes filmou trechos do show para a UOL e o interessante dos vídeos a seguir é que o áudio foi captado da mesa de som, deixando a gente ouvir a base pré-gravada de Britney para as músicas (inaudível no dia):

Não poderia faltar uma matéria sexista, preconceituosa, pelo menos se tratando do Brasil. E, claro, foi feita pelo Pânico na TV, mas dessa vez com os fãs de São Paulo:

O Jornal Gazeta fez uma matéria mais série sobre o assunto, entrevistando fãs que passaram um mês na fila para o show:

A Globo exibiu matérias nos seus jornais locais do Rio e SP, e no Mais Você, com Ana Maria Braga, no dia seguinte ao show. O RJTV ficou acompanhando os fãs no hotel Fasano, onde Britney se hospedou:

Ana Maria Braga comentou o show e exibiu imagens da apresentação no dia seguinte ao espetáculo:

Já em São Paulo, a expectativa também era grande:

A Globo fez ainda um link ao vivo para explicar as mudanças de trânsito causadas pelo show:

A Globo News também comentou o assunto e exibiu um trecho do clipe de “Do Somethin'”:

Alguns fãs conseguiram filmar a chegada de Britney para o show em SP:

O TV Fama entrevistou fãs de São Paulo e exibiu trechos filmados profissionalmente da apresentação que rolou na cidade:

O PapelPop, por sua vez, entrevistou os famosos que estavam no show:

Os alunos de comunicação da faculdade de Veiga de Almeida, no RJ, fizeram um documentário sobre o fanatismo e, focaram no show de Britney, entrevistando alguns profissionais, como a socióloga Renata Feital. Apesar da qualidade de imagem e áudio ser baixa, vale como curiosidade:

Antes do show no Rio, Britney, que ainda não estava em solo brasileiro, concedeu uma entrevista para a Globo. Rumores apontam que a entrevista seria originalmente feita com Patrícia Poeta para o Fantástico, mas algo deu errado e a entrevista não saiu como o planejado, acabando sendo exibida por uma Xuxa irônica:

Nós do BritneyOnline.com.br fizemos um documentário para o X-Britney, site com o qual colaborávamos na época, cobrindo toda a passagem de Spears pela América Latina e, estamos lutando para recuperar os arquivos e postar para vocês. Enquanto isso, upamos o show completo do Rio, todo filmado do telão, já pronto para gravar no DVD e assistir na TV. Você pode baixar o arquivo com imagem bastante superior a do YouTube ou assistir via streaming:

Pasta com arquivos em VOB, zipado em RAR com 4.2 GB

SENHA PARA DONWLOAD: britneyonlinebr

Programas sugeridos: VLC para abrir o vídeo, WinRar para descompactar o arquivo | Tutoriais sugeridos para gravar DVD com os arquivos: tutorial 1 e Tutorial 2

Comentários do Facebook
Licença Creative Commons
Este texto autoral, está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.britneyonline.com.br.